Gálatas 3: 26Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; 27porque todos vocês que foram batizados em Cristo de Cristo se revistiram. 28Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vocês são um em Cristo Jesus.
TODOS SÃO FILHOS DE DEUS (v.26)
Este texto traça uma grande diferença entre os crentes da antiga aliança e os da nova aliança. Ou seja, da escravidão para a liberdade em Cristo Jesus. Na nova aliança há uma definição terminante na redenção em Cristo Jesus, ou seja, SALVAÇÃO E FILIAÇÃO. Com a filiação vem o direito de herança. No original o termo filho é usado nas leis de adoção e herança de Roma no séc. 1. Tanto homens como mulheres desfrutam de todos os privilégios e obrigações e direito de herança dos filhos de Deus.
ADIÇÃO À FILIAÇÃO (2.27)
Em adição à filiação (v.26), Paulo insere duas imagens do novo tempo: o batismo e o revestimento de Criso. BATISMO: Os crentes já desceram à morte, morreram para a antiga aliança, era da lei, para o pecado e para a morte (Rm 6.3-4; Gl 2.19; 6.14) e saíram da água como participantes da nova criação (2Co 5.17), de Cristo se revestiram. O termo "revestidos", significa que vestiu uma roupa e assume uma nova vida e propósitos por meio da união espiritual com Cristo.
NÃO PODE HAVER NEM JUDEU NEM GREGO (v.28)
Na nova aliança a distinção entre judeus e gentios não exite mais (Ef 2.11-22), isso não significa o fim das distinções e do papel de cada um, de homem e mulher como foram criados e outras particularidades até escatológicas. O versículo destaca a unidade dentro da diversidade e não a similaridade.
CONCLUSÃO
Em Cristo todos somos igualmente amados, chamados e capacitados para o Reino de Deus.
Graça e paz,
Otoniel M. de Medeiros
(Fonte: Bíblia de Estudo NAA - Nova Almeida Atualizada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário